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Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Olá! Somos um grupo de amigos preocupados com os rumos tomados pela nossa insólita Nação que, após anos de alienação intelectual e política que tolheu de muitos a visão do perigo, caminha a passos largos rumo a um socialismo rastaquera, nos moldes da ilha caribenha de Fidel, ou ainda pior. Deus nos ajude e ilumine nesta singela tentativa de, através deste espaço, divulgar a verdade e alertar os que estão a dormir sem sequer sonhar com o perigo que os rodeia. Sejam bem vindos! Amigos da Verdade

sábado, 29 de março de 2008

Histrionismo presidencial do Luiz

Do Newsletter de Polibio Braga, de 28/3/2008



Os altos níveis de aprovação a Lula assustam ?

Os itens a seguir foram alinhados nesta sexta-feira de manhã pelo prefeito do Rio, César Maia, que além de economista é também excepcional analista de pesquisas:

1. Tantas vezes isso ocorreu no Brasil e alhures. Ao se saber -ou se mandar fazer- uma pesquisa de opinião, o interessado faz uma intensa programação de visibilidade, seja com publicidade na mídia, presença para cobertura da imprensa... E quando se é presidente, isso é garantia de espaços nos jornais de TV à noite. Como a CNI -presidida por deputado da -argh- base aliada, faz pesquisa e informa a data a assessoria do presidente, este programa uma CARAVANA PAC-HOLIDAY pelo Brasil e enche a mídia de publicidade. O resultado inevitável é conseguir mais taxas de popularidade do que se tem.

2. Mas um dos itens da doença infantil da comunicação política é ganhar a eleição antes do dia. O produto político é um produto especial, pois há um dia certo para a venda final. Os demais dias são de informações ao eleitor. Quando se vive um momento de aprovação positiva muito antes da eleição e se usa esse patamar para jogar artificialmente para cima esta aprovação, se ganha... a eleição... fora do tempo, sem eleição. Especialmente quando se faz comício para se anunciar editais de licitação.

3. Essa ansiedade não é própria de profissionais da comunicação política. E o que mostra que é uma programação de popularismo comandada por amadores, é a afirmação de Lula: vou ganhar a eleição e pronto. Quem está tão forte assim não surfa na arrogância. Ao contrário, do alto de seu favoritismo, evita conflitos, mantém-se numa postura de humildade vencedora, e ganha tempo, rolando a popularidade efetiva e a capacidade de transferir votos.

4. Essa antecipação num ano eleitoral como o de 2008, ainda cria problemas, e não poucos, com a -argh- base aliada. Todos vão querer em seu palanque esse cometa popular. E no final, as intrigas, ciúmes, críticas e frustrações, se impõem, e o que era certeza, vira dúvida, e o que passa a ser dúvida, vira derrotas (inevitáveis com mais de um candidato da -argh- base aliada nos municípios), e crise interna. É só ter paciência e esperar para ver.

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