Do Blog do Noblat de 10/5/2008
Deu em El País
Documentos das Farc comprometem Hugo Chávez
Documentos em poder de EL PAÍS extraídos do computador de Raúl Reyes - o número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), morto em um ataque em 11 de março último - revelam que o presidente venezuelano Hugo Chávez financiou e armou a guerrilha colombiana e lhe pediu que treinasse para a luta armada grupos ligados ao chavismo.
Em 8 de novembro do ano passado, Chávez recebeu em Caracas a visita de Luciano Marín, codinome de Iván Márquez, dirigente das Farc. O motivo: tratar de um acordo humanitário com a Colômbia para trocar 44 sequestrados pelas Farc por 500 guerrilheiros presos. Essa foi a parte pública do encontro. Mas houve uma reunião secreta dos dois.
Nela, Chávez "aprovou sem pestanejar o pedido" de 300 milhões de dólares feito pela guerrilha marxista. De resto, combinou-se um plano para a entrega na região venezuelana de Orinoco de armamento enviado para as Farc por dois traficantes australianos. Para isso foi posto em marcha um mecanismo de coordenação entre a guerrilha e a mais alta esfera do Exército venezuelano.
Assim contou o próprio Iván a seus companheiros do Secretariado das Farc em um correio eletrônico datado de 12 de novembro de 2007. A reunião dele com Chávez no palácio presidencial oficializou uma relação que havia se desenvolvido por meio de intermediários desde 2000 e passado também pelo adestramento de membros do Partido Comunista da Venezuela e de outros grupos ligados a Chávez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário